sábado, 8 de outubro de 2016

Desafio Nota Máxima – Lista 44 – Questão – 4

A impressão de dualidade, ou seja, a alusão a uma realidade cindida entre o que se conhece e o que se esconde, somada à dicotomia entre cidade e campo, tornou-se constante em muitos escritos que, a partir de 1870, quiseram explicar as causas dessa "esquizofrenia" social. (ARANTES, 1992; CARVALHO, 1998; FREITAS,1999).
Para se proceder a um exame mais detalhado do processo de formação da comunidade de intelectuais da educação no Brasil, entre o início dos anos 20 e o final dos anos 60, é necessário levar em consideração o impacto desse sentimento de dualidade na elaboração dos principais escritos dos intelectuais educadores que ocuparam a cena nesse período. Claramente, a referência diz respeito a Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Vicente Licínio Cardoso, Lourenço Filho, Paschoal Lemme e a vários outros que, no âmbito universitário, tornaram-se, anos mais tarde, interlocutores desse grupo, tais como Florestan Fernandes, Antonio Candido, Luiz Pereira etc. (Marcos Cezar de Freitas, 2001).
Leiam com atenção e assinale alternativa CORRETA.
(   ) Quando se fala em dualidade, logo vem a ideia de um tratamento que é igual em duas partes, sem afetar o relacionamento.
(   ) O sentido dualidade a que se está mencionando na fala dos intelectuais é a expressão que se dá quando existe concordância entre duas partes.
(   ) Se a educação é para todos, então a dualidade deve existir para que seja dividida as obrigações educacionais nas instituições.
( x ) Para os intelectuais citados, a dualidade está clara quando se queria demonstrar como era tratado povo da cidade e povo do campo.
(   ) A dualidade mencionada pelos intelectuais se caracteriza quando o tratamento social é mantido em todos os níveis.


Questão – 00924.

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